Em uma de suas aulas, Alan Watts, professor de filosofias orientais, descreve a diferença entre dois tipos de atenção: a atenção holofote e a atenção ampla.
A atenção holofote foca em uma coisa de cada vez e é aquela que sentimos que temos mais controle. Por exemplo, quando alguém chama o nosso nome e nos focamos na pessoa. Esse holofote se concentra em uma coisa depois da outra, pulando de coisa em coisa.
A atenção ampla foca em mais coisas, mas de uma forma menos consciente e mais subconsciente. Um exemplo seria quando dirigimos um carro enquanto conversamos com um amigo. A atenção ampla dirigirá o carro, olhará os semáforos, desviará dos outros carros e nos não teremos que nem pensar nisso.
Alan reflete que o mais interessante é que somos ensinados pela cultura a se identificar somente com a atenção holofote. Apenas esse tipo de atenção sou “eu”. Porém, pensando assim, ignoramos a atenção ampla, que está trabalhando o tempo todo, mas é desvalorizada.
Com a meditação podemos nos conectar com a atenção ampla e sentir nossa percepção do mundo aumentar com ela. E realizar essa grande extensão do nosso ser traz imensos benefícios para o dia a dia!
Comments