top of page

A Impermanência

Um dos ensinamentos mais conhecidos do Buddha Siddhārtha Gautama fala sobre a impermanência 🌱🌹🥀.


💬Você costuma ficar muito perdido em pensamentos sobre o passado ou o futuro? Comente suas percepções e vamos conversar!

O Buddha dizia que todas as coisas que tem a capacidade de aparecer na mente, também vão desaparecer. E que tudo o que pode ser vivenciado é impermanente.


Esse fato pode ser experienciado através da meditação, prática em que se observa a mente e, por consequência, todo o seu conteúdo (as sensações, os sons, os pensamentos, as imagens, etc).


Todo este conteúdo está continuamente aparecendo, sumindo e se transformando na consciência. Cada momento é impermanente, pois (por mais que haja o desejo) não é possível segurar ou rejeitar nenhuma experiência.


O Buddha aponta que esse desejo é o que faz com que nos percamos constantemente em pensamentos e a origem do sofrimento. Ele aponta que a solução é relaxar e aceitar cada momento porque ele vai passar e não voltará 😌.


Pessoalmente, assimilar esse ensinamento me faz sentir muito mais gratidão por cada momento que vivo e a vontade de estar completamente conectada ao presente. Além disso, me trouxe mais resiliência para navegar situações e emoções difíceis porque sei que elas também vão passar.


Nunca seremos de novo quem fomos há alguns segundos atrás ⌛. Então, na minha opinião, o melhor é viver cada momento como se fosse o último, já que é a única coisa que temos. O resto é fantasia da mente!


🧘‍♀️Vem treinar meditação também!

Comments


bottom of page