top of page
Usado3

Alertas

Meditação pode fazer mal?

Meditação não causa efeitos adversos. Caso você tenha uma doença psiquiátrica diagnosticada, é recomendado informar o seu médico sobre a sua prática.

Meditação sem acompanhamento médico não é recomendado para pessoas que sofrem de ideação suicida ou estresse pós-traumático.

Se necessitar de apoio, consulte um médico e redes de apoio online.

A comunidade científica alerta que é importante não usar a meditação para substituir ou adiar atividades saudáveis tradicionais como comer bem, realizar exercícios aeróbicos regulares e psicoterapia.

Por fim, durante o treino você pode experienciar sintomas temporários que não trazem riscos a sua saúde como: alucinações visuais, percepções alteradas de "self", espaço e tempo. 

 

Para saber mais:

Usado3

Orientações

Posição

Na prática milenar, se recomenda ficar sentado sem apoiar a coluna. Ao usar o método LeveMente, é recomendado sentar para quem tem tendência a ficar com sono.

No entanto, a escolha da posição é pessoal: encontre uma posição confortável para você. Caso decida ficar deitado, fique em uma posição que se sinta relaxado, mas também conectado com o corpo.

Na prática milenar, é recomendado fechar os olhos. Ao usar o método LeveMente, é recomendado fechar os olhos se você é iniciante na meditação. Caso esteja de olhos abertos, tente não focar a visão, deixando o olhar relaxado e para baixo.

Você também pode abrir e fechar os olhos para variar durante a sessão. O importante é encontrar uma forma que a visão não te distraia.

Frequência

Idealmente, realize pelo menos uma sessão de 10 minutos diariamente.

 

Caso não seja possível, tente fazer uma parte de uma sessão colocando um alarme para terminar após cinco minutos ou o tempo que tiver disponível (1 minuto é melhor do não meditar!).


Se estiver com tempo disponível para uma sessão mas sem acesso às meditações guiadas, você pode colocar um alarme para meditar por 10 minutos e, durante esse tempo, tentar observar tudo que aparece em sua mente.

Se você se sentir muito distraído sem um guia, use como objeto da meditação apenas as sensações e movimentos vindos da respiração, deixando todas as outras coisas que aparecerem na mente passar por você e sumirem.

Compromisso

Quando você está parado e sem fazer nada (meditando), a sua mente tem duas escolhas inevitáveis: procurar coisas para pensar para curar o tédio ou ficar com sono porque o tédio é muito grande.

Por esse motivo, se comprometer é muito importante na prática meditativa. Tenha a resolução no começo de cada sessão de que, durante esses 10 minutos, você irá só meditar e tudo que tiver que ser resolvido, será resolvido depois.

 

Assim, tudo que vier na sua mente, você não precisará analisar e pode retornar o seu foco de atenção para o objeto da meditação sem ansiedade.

Sono

Se estiver com sono, dê uma chacoalhada no corpo e respire fundo algumas vezes.

 

Também é interessante usar a oportunidade para tentar observar a diferença na sua mente entre quando você sente que tem uma atenção ativa e quando está relaxado demais.

Outras dicas:

Fazer a sessão com os olhos abertos ou de pé.

Dê preferência para meditações usando movimento ou som em dias que estiver com muito sono.

Desconforto Físico

Se algum desconforto físico surgir (como uma coceira ou dor), tente resistir um pouco porque isso também faz parte da prática, a não ser que seja desconfortável demais.

 

A mente VAI tentar fazer você se mexer e te fazer sentir desconfortável, porque ela ainda não está acostumada a ficar parada. 

Tente usar a oportunidade para observar todas as nuances da sensação  de desconforto quando ela aparecer.

 

Um exemplo poderia ser uma coceira aparecendo. Nesse caso, preste atenção na sensação de coceira, na sensação do "não gostar” daquela coceira, na sua intenção de se mexer, e no movimento em si, caso aconteça.

 

O objetivo é observar o máximo possível as movimentações da mente de forma consciente.

Distrações

Para minimizar o máximo de gatilhos para distrações, desligue as notificações, minimize as abas que não são a meditação, deixando tudo que tem que resolver para depois da sessão.


Se estiver muito difícil se concentrar e você toda hora se perde nos pensamentos, pense para você mesmo "inspira", "expira" bem gentilmente e quase como um sussurro na mente, enquanto foca a atenção no ar entrando e saindo.

Auto-compaixão

Se um pensamento aparecer enquanto você tenta se concentrar, perceba se você está se julgando.

Um exemplo poderia ser pensar "eu não deveria estar pensando nada" ou "sou péssimo em meditação" ou se sentir frustrado.


Nesses momentos, tente se lembrar que não tem problema nenhum se desfocar e é totalmente esperado durante a meditação.

 

O treino acontece quando você percebe que está pensando e se liberta daquele pensamento, observando-o desaparecer da sua mente.

Portanto, caso perceba que esses julgamentos, tente deixá-los ir sem engajar com eles, voltando a atenção para o objeto da sua meditação.

Hábito

Uma forma de facilitar a evolução da sua prática é tentar lembrar de ser consciente durante o dia a dia.

Uma boa dica é escolher uma ação e tentar criar o hábito de observar a sua mente durante essa atividade ou por um minuto antes dela.

 

Por exemplo, você pode eleger as ações de "escovar os dentes" ou de "esperar o microondas". Então, durante essas atividades, tente observar as sensações que aparecerem na sua mente do mesmo jeito que faz durante as meditações.

Orientações para meditações ativas

A meditação ativa usando uma ação pode apresentar obstáculos para algumas pessoas. Se esse for o seu caso, leia as dicas abaixo:

"E se eu não puder fazer o movimento instruído (por impossibilidade física ou falta de espaço)?"

Você pode fazer uma sessão usando outro elemento. Se possível, retorne para a sessão que está com dificuldade em outro momento.

"E se eu não entendi que movimento tenho que fazer?"

Você pode ver as figuras na introdução de cada sessão para entender melhor os movimentos usados. Se ainda não entender o movimento, entre em contato para maiores explicações.

"E se eu cansei no meio do movimento?"

Tente fazer uma versão mais simplificada do mesmo movimento. Se não for possível, espere uma nova instrução enquanto observa a sua respiração.

bottom of page